Palestrantes

Alexandre S. Paes

Palestra: Monitoramento de Barragens

CEO Founder, Analista de Sistemas, Bacharel em Ciências da Computação, possui Pós-graduação em Negócios na Internet. Há 20 anos no Mercado de Tecnologia.

Eloiza Marques

Palestra: Classificação de Barragens

Engenheira Civil e Engenheira de Segurança do Trabalho, Especialista em Geotecnia, possui Capacitação em Inspeção de Segurança de Barragens pela Agência Nacional de Águas, participou de diversos cursos realizados pelo Comitê Brasileiro de Barragens, pós-graduanda em Análise de Sistemas e Arquitetura de Software e atualmente é responsável pelo setor de Segurança de Barragens na Gerência de Recursos Hídricos do IMASUL.

Fabio Santos Coelho Catarineli

Palestra: Ações da Defesa Civil

Tenente Coronel QOBM, Coordenador Estadual de Defesa Civil e Presidente da CE P2R2/MS. É formado em Engenharia de Incêndio na Academia de Bombeiros Militar do CBMDF (1998), pós- graduado em Gestão Pública e cursos na área de Defesa Civil. Foi coordenador da COMDEC de Corumbá, Comandante da Guarda Municipal de Corumbá, Presidente do Comitê de Prevenção e Combate à Incêndios Florestais no pantanal e contenção de animais silvestres em Corumbá, Presidente do GRINCOL (Grupo de Interseção por Corumbá e Ladário).

Fernanda Laus de Aquino

Palestra: Desafios da Política Nacional de Segurança de Barragens

Engenheira Civil diplomada pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (desde 2007). Mestre do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos da UnB. Coordenadora de Regulação de Serviços Públicos e da Segurança de Barragens da Agência Nacional de Águas desde 2016.

Fernando Henrique Garayo Junior

Palestra: Empreendedor de grande barragem

Engenheiro Ambiental, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Mestre em Tecnologias Ambientais. Atualmente é Gerente de Meio Ambiente e Qualidade da AEGEA Regional 1 e responsável técnico pela barragem do Córrego Guariroba que reserva mais de 4 milhões de metros cúbicos de água, abastecendo 35% da população de Campo Grande.

Guilherme N. Tomio

Palestra: Monitoramento de Barragens

CPO Co Founder, Engenheiro Industrial Mecânico, atua há 4 anos como Engenheiro de Melhoria, Implantação ISO 9001 e TS. Empresa de Tecnologia (10 Anos). Programadores / Marketing.

Hugo Rocha

Palestra: Modelagem de Ruptura de Barragens

Engenheiro Civil (UFOP) e Mestre em Hidráulica e Saneamento (USP). Tem 20 anos de experiência na elaboração de projetos de Barragens de Água e Rejeitos, em consultorias voltadas a Segurança de Barragens e na elaboração de Estudos Hidrológicos, Hidráulicos e Geotécnicos em geral. Também possui experiência em Gerenciamento de Projetos, Liderança de Equipes Multidisciplinares, Planejamento Estratégico, Desenvolvimento de Novos Negócios, Marketing e Negociação.

Magno Balbuena

Palestra: Empreendedor de pequena barragem

Formado pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB em 2013. Estagiou nas empresas: Qualidade Ambiental; ARATER consultoria Ambiental; Sócio Proprietário na Empresa RAÍZZES Consultoria Agropecuária & Ambiental. Consultor ambiental e técnico de produção em diversas fazendas e empresas, como BRPEC Agropecuária, BIOSEV S/A, Faz Celeiro. Serviços desenvolvidos profissionalmente: Acompanhamento de lavoura de soja/milho; Consultoria ao SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) nas Regiões de Campo Grande/Ribas do Rio Pardo/Água Clara – MS.

Ruben Jose Ramos Cardia

Palestra: Análise de Patologias em Barragens de Terra

Especialista em Segurança de Barragens (UFBa, 2015). Engenheiro Civil (FEB-UNESP, 1974). Autor e/ou Coautor em 64 artigos. Ministrou Treinamento em Segurança de Barragens (2003 a 2012 - Fundação COGE). Realizou e/ou participou em: Inspeção de Segurança Regular– ISR e Especial - ISE; Verificação da Situação e Comportamento, bem como de Plano de Instalação da Instrumentação de Auscultação; Plano de Segurança de Barragens-PSB; Plano de Ação de Emergência-PAE; e Manutenção Civil em Barragens.

Elisabeth Arndt

Moderadora

Fiscal Ambiental do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul - IMASUL.